O que é SEO para sites e quais as suas vantagens

Compartilhe:

Searching Engine Optimizing SEO Browsing Concept

O que é SEO e porque devo aplicá-lo ao meu site?

O buscador mais utilizado do mundo, o Google, com bilhões de pesquisas por mês, é o caminho indispensável para buscar dados sobre os mais possíveis temas, tendo como atribuição principal, mostrar links guiando para sites pertinentes para a palavra-chave digitada pelos usuários.

Existem alguns aspectos de rankeamento que são levados em consideração pelo Google e são utilizados como estratégias para aprimorar conteúdos de páginas, principalmente, para que elas sejam indexadas aos resultados das pesquisas, gerando tráfego orgânico para o seu site.

Neste artigo, explicamos o que é o SEO, suas vantagens e porque você deve aplicá-lo em seu site.

O que é o SEO?

A sigla SEO vem da língua inglesa e significa “Search Engine Optimization”, que em uma tradução livre quer dizer “Otimização de Sites para Mecanismo de Busca”. SEO é o aperfeiçoamento, por meio de um conjunto de técnicas, de uma página na internet  ou de um site inteiro, para que estes sejam autenticados, indexados e rankeados por buscadores como o Google, YouTube, Bing e afins.

Em cada busca, o Google procura ordenar os conteúdos em um ranking que disponha as melhores respostas nas primeiras posições em 99% dos casos.

Cada pesquisa apresenta uma chance para a sua marca disponibilizar a melhor resposta para o que os usuários procuram.

Dessa forma, você tem mais possibilidades de ganhar visibilidade e cliques, conseguir mais tráfego orgânico e ter mais resultados com a sua presença online.

Porém, você precisa comprovar ao Google que tem a melhor resposta e merece sobressair nas primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page).

Mas isso não significa apenas ter conteúdo relevante, mas também oferecer uma boa facilidade de uso, conquistar autoridade no mercado e possibilitar uma boa leitura das páginas ao Google.

Esse é o propósito de uma estratégia de SEO.

SEO também faz parte do SEM (Search Engine Marketing), que compreende todo tipo de estratégia para mecanismos de pesquisa, até mesmo a criação de anúncios pagos e links patrocinados.

SEO, logo, são apenas estratégias orgânicas, que não incluem compra de mídia. Por essa razão, o aumento do retorno sobre o investimento (ROI) e a redução do custo de aquisição de clientes (CAC) costumam ser resultados do SEO.

Por que usar SEO?

O benefício de aplicar técnicas do SEO é que, com a otimização de páginas e sites, é viável alcançar leads qualificados. Porém, isso não acontece de uma hora para outra, claro. As respostas acontecem a médio e longo prazo, visto que é imprescindível tempo para planejar e testar quais técnicas atuam melhor no seu método.

Focando nas estratégias de marketing digital, algumas das vantagens indispensáveis do SEO compreendem:

• Gerar tráfego orgânico, ou seja, sem custos diretos;

• Aumentar o número de visitantes;

• Destacar sua marca da concorrência nos resultados de busca;

• Melhorar a taxa de conversão e conquistar mais leads;

• Aumentar o Índice de Qualidade das páginas e reduzir custos em mídia paga.

Existem princípios diferenciados avaliados pelos buscadores e, assim, diferentes técnicas e alterações necessárias em um domínio para otimizar sua leitura.

Search Engine Optimization target marketing concept with red dart target hitting in bullseye on dartboard and colorful alphabet wood letters SEO over light blurred bokeh background

Fatores de Rankeamento

O Google não expõe claramente quais são esses elementos, embora dê algumas referências que entregam alguns segredos. Além do mais, o próprio mercado se mobiliza para fazer pesquisas que apontam a repercussão de determinada ação no posicionamento de uma página.

De modo global, sabemos que as razões de rankeamento se segmentam em dois grupos: on page e off page.

On page

Os motores de rankeamento on page estão nas suas próprias páginas.

Quando tratamos  de SEO on page, estamos falando de otimizações nesses processos:

  • Conteúdo;
  • Título e Meta descrição;
  • Heading tags;
  • Imagens;
  • URLs;

O Google considera esses fatores para captar o que as suas páginas estão dizendo e, dessa forma, fazer a indexação exata.

Além do mais, auxiliam o buscador a compreender se você está possibilitando uma boa experiência ao usuário, com conhecimento e organização.

Off page

Os elementos off page, logo, são fatores externos da página que mostram se ela é um padrão.

Consequentemente, o SEO off page baseia-se em otimizar a autoridade do site frente à usuários e de outros sites da web, com foco na aquisição de backlinks:

  • Quantidade de backlinks;
  • Diversidade de backlinks;
  • Contexto dos backlinks;
  • Menções à marca;

Para o Google, elementos como esses revelam qual é o nível de autoridade de um site na web.

Você também pode verificar esse assunto em

https://www.seomaster.com.br/blog/o-que-e-seo

Mas enfim, o SEO é um universo gigante! Logo, se você quiser se dedicar a esse assunto, não deixe de ler os artigos que colocamos aqui e que trazem mais particularidades para você aprender tudo.

Curtiu? Compartilha!

Alguém pode te agradecer. Toque abaixo para compartilhar

Quem é Valbert Barbosa?

Quem é Valbert Barbosa?

Sou mercadólogo por carreira e apaixonado por gerar resultados com a melhor relação entre custo e benefício para o seu negócio. Já atendi centenas de clientes de diversos segmentos que precisavam aumentar suas vendas, em nosso Brasil. Também produzo outros conteúdos que farão toda a diferença no seu negócio! Confira clicando no botão abaixo.

+ Sobre mim