O maravilhoso marketing da Disney

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O maravilhoso marketing da Disney

Segundo análise de KOTLER, poucas empresas têm se mostrado capazes de se conectar tão bem com um público específico como a Disney. Desde a sua fundação, a marca sempre foi sinônimo de entretenimento de qualidade para toda a família. No início de tudo, a Disney tratava-se apenas de desenhos simples em preto e branco, crescendo e tomando proporções estratosféricas. Parques temáticos, filmes, tv’s, teatro e, claro, produtos de consumo estão por toda a parte.

Impossível falar em Disney sem mencionar o ícone Mickey Mouse, que auxiliou consideravelmente a existência da marca nos momentos de sobrevivência – sim, como todas as empresas, a Disney também passou por um caminho de “vacas magras”. O Mickey mostrou a todos que a visão anterior de uma empresa sem sucesso cairia tão cedo quando se poderia imaginar.

O primeiro filme, Branca de Neve e os sete anões, atraiu um grande público e o seu sucesso abriu portas para, 3 décadas depois, o surgimento de outros clássicos como: Pinóquio, Bambi, Cinderela, Peter Pan, Mary Popins e Se o meu Fusca falasse.

O mágico efeito Disney: saiba como encantar o seus clientes

Walt Disney chegou a ser intitulado “a pessoa mais conhecida do mundo”, fazendo com que a sua empresa e marca atingisse níveis altíssimos de expansão e sucesso. Depois da sua morte, em 1966, o irmão Roy Disney assume como CEO, ampliando ainda mais o império Disney.

Com a morte de Roy, a Disney passou por alguns anos de instabilidade porém, na década de 80, a Walt Disney Company voltou a se firmar, detectando novos nichos de mercado e as particularidades das novas estruturas familiares, expandindo também para públicos mais velhos. Para conquistar a nova geração de crianças, os filmes antigos foram sendo disponibilizados em preços baixíssimos, ao mesmo tempo que a marca foi investindo em parques temáticos e produções teatrais.

Hoje, a Disney é composta por: The Disney Studios, criadora de filmes e peças de teatro; Parks e Resorts composto por 11 parques temáticos, cruzeiros e tudo relacionado a viagens; Disney Consumer Products, onde os produtos da marca são vendidos; Media Networks, com redes de televisão como ESPN, ABC e Disney Channel, além do Interactive Media.

Na explanação de Kotler “o maior desafio da Disney hoje é fazer com que uma marca de 90 anos de idade se mantenha relevante e atual para seu público principal sem deixar de permanecer fiel a sua tradição e valores centrais”. Ainda, segundo o novo CEO da empresa, Bob Iger “sendo uma marca que as pessoas procuram e na qual confiam, ela abre portas para novas plataformas e mercados e, portanto, a novos consumidores. Quando se lida com uma empresa que tem grande legado, é preciso administrar decisões e conflitos que surgem do confronto entre tradição, inovação e relevância. Eu acredito muito no respeito pela tradição, mas também acredito nas necessidades de inovar e de conciliar o respeito pela herança com a necessidade de ser relevantes”, diz.

Devido ao grande sucesso da empresa a marca, internamente, volta a sua atenção para a Disney Difference – uma dinâmica de criação de valor baseada em altos padrões de qualidade e reconhecimento que destacam a Disney dos seus concorrentes. Essa dinâmica acontece utilizando múltiplas atividades, como por exemplo a interatividade.

Foco, planejamento e estratégia: o caso Disney

A Disney está à frente da maioria das empresas hoje, por lançar mão de tecnologias avançadas e emergentes propiciando conectividade entre a empresa e os consumidores. São sites, podcasts, clipes, experiências virtuais em parques temáticos, que fazem da marca uma das mais conhecidas do mundo, como também uma das mais caras.

A estimativa de gasto na Disney e afins chegam a 13bi de HORAS/ano! Destrinchando os números, são 10bi/h assistindo ao canal Disney Channel, além de 800mi/h em resorts e parques temáticos e 1,2bi/h assistindo a filmes da Disney – em casa, no cinema ou no computador. Isso faz da marca a 63ª no ranking das maiores empresas do mundo, com arrecadação média de US$38bi por ano e uma legião de fãs que sonham um dia participar dessa experiência mágica que a Disney proporciona.

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Quem é Valbert Barbosa?

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